No começo desse ano, os irmãos Fabio Moon e Gabriel Bá começaram a fazer comentários e destacar em suas redes sociais um projeto muito interessante e querido. Os dois anunciaram que estavam preparando uma HQ baseada no romance de Milton Hatoum, Dois Irmãos, vencedor de um prêmio Jabuti e já traduzido para oito idiomas.
Como sou fã do trabalho destes irmãos, e como adoro uma boa história em quadrinhos, não tive outra opção a não ser solicitar um exemplar para chamar de meu, e então, depois de um certo tempo, iniciar uma leitura que me deixaria fascinada e morrendo de vergonha por não ter lido o livro que deu origem a essa HQ maravilhosa.
A premissa de Dois Irmãos é simples, porém é nos detalhes, nuances, e em todo o seu contexto que mora a complexidade da história e também a beleza da narrativa. Logo no início da narrativa, trazida para nós pelas mãos habilidosas de Bá e Moon, conhecemos os também gêmeos, Yaqub e Omar. Os dois possuem personalidades e traços muito diferentes, porém é através do crescimento e criação que cada um recebe, que suas personalidades se fortalecem e os dois irmãos, que um dia eram grandes amigos, entram em uma enorme rivalidade.Tudo começa na infância, por causa das primeiras paixonites e interesses amorosos. Durante um dia em que diversos amiguinhos e coleguinhas se dirigem para o grande casarão da cidade, onde havia sido instalado um projeto para passar um filme para que as crianças assistissem, Omar vê Yaqub com seu interesse amoroso, e durante um acesso de raiva atinge o irmão com uma garrafa, deixando seu rosto marcado para sempre.
Além de uma história maravilhosa, temos uma narrativa precisa e de fácil entendimento. Bá e Moon criaram uma HQ muito fácil de ser lida e admirada. Mesmo nos momentos de flashback, mesmo durante os comentários de nosso narrador, é fácil compreender os motivos por trás de todos os acontecimentos destacados. É fácil entender, pensar e refletir sobre tudo e todos. Se uma narrativa muito bem montada não bastasse, somos agraciados com as belíssimas ilustrações destes gêmeos que estão representando muito bem o Brasil no mundo das histórias em quadrinhos. Cada quadro é uma obra de arte. Mesmo naqueles quadros mais simples e sem grande quantidade de detalhes, percebemos a importância do que foi destacado.A HQ possuí o traço dos irmãos, e isso já é um espetáculo a parte. É como se o livro transpirasse criatividade e trabalho duro, como se suas páginas guardassem segredos, os desenhos escondessem as respostas para toda a rivalidade presente ao longo da história. Essa HQ exalta a obra de Milton Hatoum, mas também destaca o trabalho de Bá e Moon, aqui encontramos o melhor dos dois mundos.
Se você é um leitor apaixonado por histórias em quadrinhos, se quer ingressar nesse mundo maravilhoso, se busca algo interessante para ler, se quer conhecer a obra de autores nacionais, Dois Irmãos é o seu livro. Com uma narrativa acertada, uma história complexa e que se abre para um leque de reflexões, com ilustrações maravilhosas e personagens marcantes, Dois Irmãos nos traz o melhor do mundo da escrita e das histórias em quadrinhos.Aqui a criação, as ligações familiares, os anseios de jovens e adultos são esboçados, estudados e destrinchados. Nesta obra percebemos como a criação interfere no caráter e forma adultos confusos e vingativos. Essa obra destaca muito bem que a realidade é o que é, e devemos lidar com ela. Por isso, prepare-se para algo grande, e descubra como irmãos nem sempre são unidos e confiáveis.
- Dois Irmãos
- Autor: Fábio Moon e Gabriel Bá
- Tradução: -
- Ano: 2015
- Editora: Quadrinhos na Cia
- Páginas: 232
- Amazon