Os planos de Yarvi mudam quando ele acaba sendo avisado sobre a morte do seu pai e do seu irmão mais velho. Ambos haviam sido assassinados no reino vizinho e agora era ele o novo Rei, o Meio Rei. Contra a sua verdadeira vontade, ele assume o trono, afinal é seu fardo, é sua responsabilidade vingar e honrar as mortes de seus familiares.Yarvi é lançado num mundo, que antes era distante, e logo é traído por alguém próximo, diante disso, ele percebe toda a crueldade, cinismo e interesse que impera a sua volta, mas ele percebe que não pode fraquejar, pois seu reino precisa dele. Este é só o começo de sua jornada, o caminho será sinuoso e cheio de desafios, não será um caminho fácil, será árduo e sangrento, mas ele não tem outra escolha a não ser enfrentar o que vier, como um rei deve fazer.
Com base neste pano de fundo, iremos acompanhar o amadurecimento forçado que Yarvi precisa passar e a torcer por ele, mesmo, nos piores momentos. Em uma cena em especial, onde Yarvi vai para a guerra, mesmo com sua limitação física, ele se mune apenas de sua inteligência e consegue se sair muito bem. Parte do feito, é devido ao árduo estudo, que Yarvi teve antes de tudo, quando ainda sonhava em ser um simples ministro em seu reino. Ele teve como se preparar para o que havia de vir, indiretamente e teoricamente. Assim, além de Rei, ele se torna um ótimo estrategista nesta guerra e nesta busca por vingança.
Meio Rei é recheado de reviravoltas, tem uma narrativa dinâmica e fluída, mesmo para uma em terceira pessoa. O protagonista é forte, mas principalmente humano. A leitura flui de uma maneira gostosa de acompanhar e logo nas primeiras páginas já somos totalmente imersos no universo que o autor criou. Aqui também temos os dois lados, o bem e o mal, porém não muito detalhados ou demarcados para o leitor e é por causa deste fator que somos surpreendidos a todo momento e chocados por importantes perdas.
O próximo volume já tem capa divulgada e se chama Meio Mundo, ainda sem data de lançamento. Parabéns Arqueiro, por apostar em mais uma fantasia e pelo belíssimo trabalho nestas edições.
- Half a King
- Autor: Joe Abercrombie
- Tradução: Alves Calado
- Ano: 2016
- Editora: Arqueiro
- Páginas: 288
- Amazon