É em cima dessa batalha que o livro transcorre, explicando a história, pondo cada um dos inventores no seu lugar, mostrando a verdade sobre tudo que aconteceu para que as pessoas pudessem ter uma vida mais confortável, saindo da escuridão. É a partir desses inventos que hoje podemos ter toda essa gama de aparelhos elétricos de hoje em dia.
O livro é 90% histórico, com algumas inserções adaptadas. Ele foi concebido por escritos da época e explica todos os fatos decorrentes da Guerra das Correntes minuciosamente, o que torna a dinâmica dele um pouco arrastada. Para quem gosta de livros romantizados pode ter um pouco de dificuldade com a leitura e acha-la um pouco truncada, porém para pessoas que gostam de saber mais informações sobre assuntos antigos e fundamentais para nossa existência, ele é perfeito. Do meio do livro para o final o ritmo muda, a obra fica mais leve, envolvendo assuntos a parte, como um romance e tentativas de assassinato que ocorreram na vida real, fazendo a leitura ficar mais gostosa e até despertando a curiosidade em quem lê.
Os Últimos Dias da Noite é o primeiro livro de Graham Moore que chega ao Brasil e deve agradar os leitores que amam enredos relacionados a brigas judiciais. Como o livro está mais direcionado aos fatos históricos, por ser inspirado em eventos e personagens reais, aqueles leitores que procuram algo mais focado em um romance, pode ser que esse livro não seja uma boa opção. Numa primeira impressão, a leitura parece ser difícil de engrenar, alguns capítulos até podem ser dispensáveis, entretanto, este livro conta a verdadeira história de como nossas noites ficaram iluminadas e como outras grandes invenções tecnológicas foram possibilitadas após isso. Sem dúvidas é uma leitura inteligente e que trabalha muito bem um importante recorte da época.
Saiba mais sobre Nikola Tesla
- The Last Days of Night
- Autor: Graham Moore
- Tradução: Jorio Dauster
- Ano: 2017
- Editora: Companhia das Letras
- Páginas: 440
- Amazon