A Rafa começou explicando o motivo do evento. O Grupo Editorial Record lançou um novo projeto para 2018 que é o V.I.B (Very Important Book). Um grupo de blogueiros literários será escolhido todo mês, dependendo do perfil do blog, para ler provas exclusivas com bastante tempo de antecedência do lançamento. Legal, né? Assim, nós podemos ler, dar nossa opinião e os leitores do blog já ficam sabendo mais sobre o livro antes do lançamento.
Essa prática de conceder provas para os blogueiros lerem antes é uma estratégia que as editoras ainda estão começando no Brasil. Lá fora, esse tipo de prática é bem mais comum. E vamos combinar que faz todo o sentido. As vezes, um livro é lançado e temos que esperar um tempão até começar achar resenhas na internet sobre ele que nos ajudem a decidir se queremos ler ou não.
Os livros foram apresentados pelas próprias editoras responsáveis por cada um deles.
Já o Felicidade para Humanos é um romance adulto que será publicado praticamente junto com o original lá fora. E já que estamos fazendo referências a produções audiovisuais, ele tem um pouco da pegada do filme HER (2013). Só que ao invés de um humano se apaixonar por uma inteligência artificial, nesse livro, duas inteligências artificiais escapam na internet e começam a “espionar” Jen e Tom, em determinado momento, eles acham que seria uma boa ideia juntar esses dois. Mas para estragar o plano das AI, o desenvolvedor lança uma terceira inteligência na internet para caçar e deletar elas. Bem, resumidamente é isso. Eu já estou finalizando a leitura e em breve teremos resenha aqui no Estante.
Infelizmente, o evento presencial não acontecerá sempre e, pelo pouco que conversei, não existe previsão de ter outro. Os blogueiros devem receber em casa as próximas provas, até mesmo porque têm muitos que não são do Rio. Mas acho que seria muito legal se esse evento fosse pelo menos anual.
No final, a Rafa abriu o espaço para nós perguntarmos mais informações e falarmos sobre os lançamentos de 2018. Se eu soubesse que o evento teria esse tipo de abertura, eu teria levado minha listinha das leituras da Record do ano passado!
Quando o evento acabou ainda teve um coffee break, onde além de ter comidinhas muito gostosas, foi possível conversar com a equipe da editora e com outros blogueiros.
Seria muito legal se o Grupo Editorial Record (e outras editoras) pudessem promover mais eventos desse tipo que permitam a interação de forma mais próxima tanto com os editores e as equipes deles como com outros blogueiros. O V.I.B tem tudo para ser um sucesso e parece que será uma ótima aposta da editora para divulgar os seus lançamentos.