Aqui temos duas protagonistas. Cada uma com seu jeito de agir e pensar. Uma conformada com seu destino e a outra não querendo aceitar o sistema. Porém, quela garota conformada acaba se vendo em uma situação difícil. Ela vai ter que lutar para sobreviver. O universo dessa história se passa em Viridia, com uma sociedade dominada pelos homens. As mulheres aqui não tem vez e nem voz. Não podem ler e nem escrever, não tem acesso a nenhum conhecimento. Não passam de meras peças nesse universo masculino. Não é à toa que não existem reis, mas sim superiores. Que não existem rainhas, mas sim graças.
Não. Não é uma escolha quando
você não tem a liberdade de dizer não.
escolhida como sua graça. Agora a irmã que nunca quis ser uma graça, está confinada e deve atender todo capricho de um homem. E para complementar todo o sofrimento, Serina e Nomi se separam. Mesmo sem saber ler, Serina é pega com um livro na mão e é mandada para Monte Ruína, um lugar onde as mulheres rebeldes são presas. Separadas, Serina e Nomi tentam pensar em um jeito de se reunirem novamente, mas isso acaba mudando um pouco o curso da história de Viridia.
Nomi teve que se submeter a tudo que nunca quis, mas sempre manteve o espírito rebelde acesso e quando encontra um aliado, ela agarra essa chance com unhas e dentes, pois essa seria sua chance de ter sua irmã de volta consigo. E Serina me surpreendeu muito, pois essa seria a irmã submissa e quieta, acabou se tornando a mais forte e destemida. Pela situação em Monte Ruína, Serina cresceu e se transformou. Ou ela mudava seu jeito ou ia morrer no seu primeiro conflito. Ela acabou se tornando minha favorita entre as duas.
Sempre pensara que não havia valor em resistir, que não adiantaria em nada. Mas sua irmã sempre esteve certa. Valia a pena se rebelar. Só o ato de resistir podia mudar o mundo. E elas iriam mudar o mundo. Serina garantiria isso.
Dois lados de uma mesma moeda. Duas mulheres lutando para sobreviver e salvar uma a outra. Quando vi esse livro, achei a ideia muito interessante por conta do momento em que vivemos: as mulheres estão se unindo. Isso é algo bom, mas não se sustenta sozinho se realmente não temos o apoio uma da outra. Graça e Fúria vai te mostrar que juntas podemos mais. Que juntas podemos mudar todo um sistema e deixar de lutar por aqueles que só te maltratam.
- Grace and Fury
- Autor: Graça e Fúria
- Tradução: Isadora Prospero
- Ano: 2018
- Editora: Seguinte
- Páginas: 304
- Amazon