A autora contou que a ideia de criar o livro partiu da editora, o Grupo Editorial Record e que ela aceitou na hora. Alexandra possui um canal conhecido no YouTube com mais de 350 mil inscritos e, por tanto, influencia muitas pessoas, principalmente mulheres. Com a internet veio a oportunidade de mais pessoas terem voz, principalmente as minorias que sempre se sentiram excluídas. E graças a este movimento que vem crescendo cada vez mais e hoje temos a oportunidade de conhecer a fundo a história de Alexandra.
O livros nos chama a atenção sobre como somos quase que doutrinados a odiar nossa aparência, nunca estando satisfeitos, por mais mudanças que façamos. A própria Alexandra passou por muitas fases antes de chegar onde está atualmente. No livro ela nos conta as coisas que pensava sobre si mesma e os métodos que utilizou para tentar adequar seu corpo ao que todos ao seu redor diziam ser o bonito. Ela também fala como aprendeu a se amar do jeito que é e como o faz até hoje.
Essa foi uma leitura um pouco diferente para mim, já que não sou do tipo que lê muitos livros de não ficção. Mas assim que vi o lançamento desse livro sabia que valeria a pena a leitura. Eu já conhecia o canal da autora e sempre a admirei, por isso não pensei duas vezes ao solicitar o livro para a editora. E foi uma grata surpresa pois a Alexandra soube se expressar muito bem através de suas palavras, passando seus sentimentos mais íntimos e dando uma espécie de conforto ao leitor.
Recomendo a leitura até mesmo para aqueles que são mais resistentes quando o assunto é não ficção, até porquê, são poucas páginas, mas o conteúdo delas é muito enriquecedor. Ler Pare de Se Odiar é como se sentir abraçada, compreendida. Todos passamos por pressões estéticas e a Alexandra nos mostra sua experiência pessoal e com isso nos identificamos com seus medos e dificuldades. Outro motivo para a leitura deste livro é sair da sua zona de conforto e conhecer outras realidade, desenvolvendo a empatia pelo próximo.
A Record fez um trabalho lindo com a edição, gostei demais da capa, com a autora mostrando seu corpo e se sentindo super à vontade. Resume muito bem a mensagem principal do livro. Além disso eu amo capas brancas, mais um motivo para ter gostado dessa edição. Enfim, recomendo demais a leitura e aproveitem também para conhecer o canal Alexandrismos no YouTube.