Não é de hoje que sabemos que o mito do Rei Arthur rende diversas adaptações, seja através dos filmes, séries, livros ou quadrinhos, já perdi a conta de quantas releituras acompanhei ao longo da minha vida. A Lenda de Merlim: O Início é assinada por Rodolfo Santullo e ganha a arte de Jok, ilustrador argentino, e ambos darão um novo ar a lenda.
No quadrinho teremos o jovem Merlim prestes a descobrir sua aptidão com a magia que o transformara num dos magos mais conhecidos da história. Ao lado de Hector, um jovem de reputação duvidosa, ambos criarão um laço forte de amizade e enfrentarão novas aventuras e os curiosos metamorfos, criaturas perigosas do reino. Com dois protagonistas jovens, aqui será explorado a juventude de um personagem tão icônico, anos antes de se tornar uma figura tão importante na Távola Redonda.
Aliás, o fato de existirem metamorfos e druidas na trama me chamou bastante a atenção e dá uma avivada na história já tão conhecida por nós.
A HQ é breve e realmente nos apresenta apenas o início da jornada de Merlim e Hector. Sendo assim, não apresenta reviravoltas tão surpreendentes, mas instiga a curiosidade dos fãs das crônicas Arthurianas. É realmente o início da jornada do herói, que luta para superar seus medos e alcançar seu lugar no mundo ao lado dos amigos.
A arte de Jok é muito interessante, gosto do ar sombrio que carrega e das expressões ala Tim Burton da arte, mas como li no Kindle, não pude apreciar a arte como um todo.
Estou torcendo para que a AVEC não demora muito para trazer o segundo volume e que sejamos surpreendidos com um roteiro mais trabalhado, visto que já estamos familiarizados com a origem humilde do personagem e problemática que envolve o mundo em que vivem.
- Merlín el druida 1. El porquerizo y el ladrón
- Autor: Jok e Rodolfo Santullo
- Tradução: Larissa Medeiros
- Ano: 2020
- Editora: AVEC
- Páginas: 66
- Amazon