Lançado em 1847, O Morro dos Ventos Uivantes foi o único romance da autora Emily Brontë, que escrevia pelo pseudônimo Ellis Bell.
Na história conheceremos a história de duas propriedade vizinhas, a Granja da Cruz dos Tordos e o Morro dos Ventos Uivantes, no inicio da narrativa conheceremos o senhor Lockwood, morador da primeira propriedade, que decide fazer uma visita ao seu locatário, Heathcliff. Porém o comportamento de Heathcliff, e de todos no Morro dos Ventos Uivantes, é extremamente grosseira, mas devido ao mal tempo, Lockwood precisa pernoitar por lá, até conseguir voltar para a sua residência.
Após andar pela casa inteira, nesta noite tempestuosa, Lockwood recebe a visita de uma figura fantasmagórica em sua janela, o espírito de Catherine Earnshaw. Sendo assim, Lockwood acaba ouvindo a trágica e sombria história dessas duas propriedades através da narrativa da governanta Ellen Dean.
Anos antes, órfão Heathcliff, adotado pela familia Earnshaw, apaixona-se pela pequena Catherine, quando ainda eram pequenas, o amor apesar de correspondido se mostra impossível quando Catherine precisa pensar em seu futuro. O vinculo entre os dois personagens é tão forte que seremos apresentados a uma trama sombria e devastadora.
O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e em seu lançamento, recebeu fortes críticas devido aos temas tratados. Sendo alguns mais objetivos do que outros, temas como disparidade social, preconceito, racismo, paixão, obsessão e vingança foram considerados debates escandalosos para a época. Desde então a obra tem recebido várias adaptações para as mais diversas mídias, sendo sua primeira lançada em 1920 e última em 2011.
A edição lançada pela Darkside Books em 2020 está primorosa, com tradução de Marcia Heloisa e ilustrações belíssimas, a edição combina por suas páginas toda a turbulenta e sombria relação de Catherine e Heathcliff. Além disso, a editora lançou uma nova edição, desta vez limitada com um trabalho gráfico um pouco diferente. Um presente para fãs das obras e pra quem deseja se aventurar por esta obra cheia de misticismo, atemporal e multifacetada, que levanta debates até hoje.
Eu a Lê fizemos uma live com todas nossas impressões sobre a leitura, espero que gostem e contem aqui nos comentários se já leram ou possuem curiosidade de conhecer este clássico.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=V0ZcPmIpWao[/embedyt]- Wuthering Heights
- Autor: Emily Brontë
- Tradução: Marcia Heloisa
- Ano: 2020
- Editora: Darkside Books
- Páginas: 416
- Amazon