Júlia Lopes de Almeida foi uma das escritoras mais importantes do Brasil, ela inclusive foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras. Dentre suas obras, há uma que se destaca, a coletânea de contos Ânsia Eterna, publicada em 1903.

Nesse quadrinho, a ilustradora e quadrinista, Veronica Berta, adapta três contos que fazem parte dessa coletânea, são os contos Ânsia Eterna, Os Porcos e A Caolha. O destaque dessa adaptação está no modo como a ilustradora resolveu transpor cada conto para esse formato. Em cada um dos contos, ela usa um traço diferente, o que ficou perfeito quando compreendemos a temática de cada história. Sem falar nas cores, que também foram escolhidas de acordo com os sentimentos que ela queria transmitir. Achei muito bom.

Eu já conhecia a escrita de Julia e já tinha lido o conto “Os Porcos”, que inclusive acho muito bom. Nele, vamos acompanhar uma menina que engravida do patrão e é abandonada por ele. Além disso, ela sofre humilhação em sua própria casa. Com todo esse sofrimento ela decide que irá matar a criança quando ela nascer.

Confira Os Melhores Contos de Terror Para Você Ler

“Até porque ele só serve pr’eu lembrar do amor falso daquele lazarento.”

Verônica Berta consegue trazer o sentimento de terror desse conto para suas páginas. É bem impressionante, pois consegui ver o dilema moral da narrativa transposto para as ilustrações. Ela também consegue fazer essa transposição para as outras duas histórias. Contudo, eu recomendo a leitura dos contos originais pois acho que deixa a narrativa mais clara.

É muito bom ver as histórias de uma autora tão importante como Júlia Lopes de Almeida, que teve seu nome muitas vezes deixado de lado quando o assunto é a literatura brasileira, ganhando as páginas de um quadrinho.

  • Ânsia Eterna
  • Autor: Verônica Berta, Júlia Lopes de Almeida
  • Tradução: -
  • Ano: 2018
  • Editora: SESI-SP
  • Páginas: 56
  • Amazon

rela
ciona
dos