Mesmo quem não leu O Diário de Anne Frank sabe a história dela e de sua família. Tanto ela quanto sua família e outras pessoas ficaram escondidas, em um anexo secreto na empresa de seu pai, em Amsterdam, por dois anos, durante a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, eles foram descobertos e com isso enviados para campos de concentração, Otto, pai de Anne, foi o único sobrevivente. Ele foi o responsável por levar a história de Anne e sua família ao mundo, através do diário que sua filha escrevia.
O Diário de Anne Frank é um relato da própria Anne Frank, morta por nazistas, sobre os dias em que ela, sua família e mais algumas pessoas viveram escondidos em um sótão de uma casa em Amsterdã, quando os judeus eram perseguidos e mortos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Durante dois anos, ela escreveu sobre seus sentimentos e como era a vida no anexo. Contudo, a leitura do diário é extensa e possui momentos complicados para o entendimento de leitores mais novos. Então, na Coleção Inspirando Novos Leitores, temos a história de Anne resumida e voltada para o entendimento do público mais juvenil.
Já é meu terceiro contato com os livros dessa coleção e o que eu mais gosto nesses livros é o modo como a narrativa é apresentada. A escrita é gostosa e apresenta as informações de forma muito simples e prática. O que ajuda bastante também são as palavras destacadas, que dão ênfase a sua importância ou que são explicadas no glossário que tem ao final do livro. Levando em consideração o contexto de guerra, há mesmo muitas palavras que os pequenos leitores não devem conhecer.
Confira a Coleção Inspirando Novos Leitores
Eu quero escrever, mas, mais que isso, quero trazer à tona todas as coisas que estão enterradas no fundo do meu coração.
Assim, como no livro da Malala, nessa também há uma linha temporal de momentos-chave na vida de Anne e da história da guerra, que estão relacionados com os tópicos do que foi contado no capítulo. Em momentos-chave, há perguntas norteadoras sobre o que foi contado. Um exemplo é quando Anne sai da Alemanha e precisa fazer novos amigos.
A História de Anne Frank é um livro muito bonito e que está formando uma coleção muito especial, já tivemos a edição da Malala e do Barack Obama. Capa dura, com elementos em relevo, as ilustrações de dentro deixam o livro mais fofo e bonito e tem também mapas que explicam a localização de tudo que estava acontecendo na época. No final da edição há um teste com perguntas sobre a vida da Anne Frank.
Essa é uma leitura ótima para que público infantil tenha um primeiro contato com essa história. Uma história triste e emocionante sobre uma menina que sempre teve esperanças.
- Story Of Anne Frank
- Autor: Emma Carlson Berne
- Tradução: Cláudia Mello
- Ano: 2022
- Editora: Astral Cultural
- Páginas: 64
- Amazon