Nada está tão ruim que não possa piorar, certo? Errado! Absurdamente errado e Meddley e suas tias podem provar isso com uma sequência de desastres e uma excelente dose de comédia.
O que você faria se sua mãe fingisse ser você num aplicativo de namoro, com encontro marcado e um grande evento naquele mesmo final de semana? O que você faria se, acidentalmente, estragasse tudo da maneira mais épica já vista, e no meio de todo o caos, ainda encontrasse alguém do seu passado que você ainda não superou? Inimaginável? Não. Você encontra isso e muito mais nessa leitura de altas risadas e momentos tão impossíveis que tornam tudo ainda mais marcante.
Disque T para Titias nos apresenta não só Meddley (fotógrafa da família), mas suas tias e mãe que seguem com a maldição da família, onde afirmam que todas as mulheres são abandonadas por seus filhos homens e maridos. Nos mostra também a realidade salpicada com comédia e perdas de gerações de famílias sino indonésias que saíram de seus lares em busca de um recomeço e algo melhor para seus filhos.
“Meus olhos se enchem de lágrimas. Todos esses anos, eu nunca havia olhado dessa maneira, mas Ma tem razão. Realmente cresci com quatro mães, e foi incrível mesmo.”
Se você está procurando uma leitura agradável, cômica e com aquele toque de filme de sessão da tarde com um morto muito louco, recorreu ao livro certo. Mas vá ciente que cada guloseima descrita aqui é uma porta de variedade que se abre para fazer inveja no estômago. Magistralmente narrado e primoroso em entregar exatamente aquilo que se propõe: festa, casamento, união — e um pouquinho do corriqueiro desentendimento familiar — , e claro, crime, assassinato e histórias de amor. Um mix daqueles que só se encontram nas melhores histórias.
Cheguei nessa história de paraquedas, mais perdida que a Meddley em seu encontro às cegas. Mas fui surpreendida da melhor forma recomendo sem medo para todos que curtem comédia, ou uma pitada de um romance policial das comédias que vemos adaptadas em filmes. Além do entretenimento, vemos salpicos de uma realidade que foge do nosso cotidiano, descortinando de modo imersivo para que possamos nos deparar com outras culturas e sua sobrevivência ao mudar de seu país para chamar uma nova terra de seu lar.
Nesta leitura você encontrará: Descrições suculentas sobre comidas de dar água na boca, maquiagens e cabelos para casamento, narrativa mesclando passado e presente, ex-amores, um corpo, um crime e tias… que no desespero basta discar que elas vão te ajudar.
- Dial A for Aunties
- Autor: Jesse Q. Sutanto
- Tradução: Luciana Pádua Dias, Maria Carmelita Dias
- Ano: 2022
- Editora: Intrínseca
- Páginas: 352
- Amazon