Magnus Chase e Os Deuses de Asgard: A Espada do Verão é o primeiro livro de uma das séries de Rick Riordan, nesta em questão, o autor se utilizará de outra mitologia para criar sua nova aventura.
Magnus Chase perdeu sua mãe em um acidente misterioso e desde então preferiu viver nas ruas de Boston, usando suas habilidades para conseguir se manter. Porém ele não consegue se esconder por muito tempo e logo se reencontra com tio Randolph, alguém que sua mãe não confiava nem um pouco e pediu que Magnus se afastasse na sua ausência. O motivo vem logo em seguida, Randolph revela um segredo improvável para Magnus, que logo os deuses de Asgard entrarão em guerra.
Para impedir o fim do mundo, Magnus enfrentará uma jornada em busca de uma arma perdida.
Aqui temos o mundo já conhecido, de certa forma, por nós leitores de Riordan, mas agora abordando o mundo dos deuses nórdicos. Em A Espada do Verão, Magnus descobre que é filho de um deus nórdico e que a arma renegada de seu pai pode ser o ponto para começar ou adiar o tão temido Ragnarök.
Temos alguns personagens já conhecidos do público como Annabeth, que é sua prima. Sim, Annabeth, personagem de outra série de sucesso do autor, Percy Jackson, é prima de Magnus! Também temos Thor (que não é como estamos acostumados a ver nas telonas), Loki, Hela, entre outras figuras.
Também conheceremos os companheiros de Magnus, como Heartstone, mais conhecido como Heart, um elfo que, para o pesar de sua família, nasceu surdo, mas isso não o impede de seguir Magnus nas suas aventuras e nem de continuar no seu caminho para ser o único de sua raça a aprender magia. Também temos Blitzen (ou Blitz), um anão amigo de Magnus que adora moda, tem o sonho de abrir uma loja e ter sua própria grife de roupas, embora os outros anões não concordem com ele.
E não menos importante, temos uma valquíria! Samirah al-Abbas ou Sam, é uma valquíria que leva Magnus até Valhala, onde depois de uma profecia, é destituída e resolve ajudar Magnus para recuperar seu posto. Não temos muitos detalhes sobre a personagem, nem de sua vida, mas sabemos algumas coisas sobre seu passado, religião e família.
A Espada do Verão é um livro gostoso de se ler, assim como todos os outros escritos pelo Tio Rick, a aparição de Annabeth me deu a entender que Rick pretende (ou não) juntar os universos assim como fez nas novelas O Filho de Sobek, O Cajado de Serapis e A Coroa de Ptolomeu, o que não seria de todo ruim.
Como um todo, os personagens da série são bem legais e têm seus momentos de brilhar, onde ganham aquela confiança que há muito não existia e conseguem demonstrar o poder que realmente possuem e ainda evoluir mais! Me encantei com o Heart e com as revelações feitas ao desenrolar da história, e principalmente o desfecho dele no final.
A Espada do Verão é seguido atualmente de duas continuações. O segundo livro é O Martelo de Thor, lançado em 2016 pela editora e o terceiro se chama O Navio dos Mortos, lançado em 2017.
- Magnus Chase and the Gods of Asgard: The Sword of Summer
- Autor: Rick Riordan
- Tradução: Regiane Winarski
- Ano: 2015
- Editora: Intrínseca
- Páginas: 448
- Amazon