A bruxa Angrboda possui um poder único. Capaz de enxergar o futuro e o destino dos deuses por meio de visões, a mulher acaba chamando a atenção e provocando a cobiça de Odin, o Pai-de-Todos, que desejava para si o domínio de um poder obscuro, inalcançável até mesmo para alguém tão poderoso quanto ele.
Ao exigir da bruxa essa dádiva maligna, Odin teve sua solicitação recusada e então decide puni-la com a fogueira, o pior dos castigos, além de arrancar seu coração pela insolência da recusa em revelar aquilo que ele tanto procurava.
Entretanto, Angrboda sobrevive à sentença mais de uma vez e, escondida numa floresta isolada depois de tudo o que sofreu, acaba travando relações com Skadi, uma bela caçadora que a auxilia em troca de algumas poções. Em seu exílio ermo e solitário, também conhece Loki, que mesmo não sendo confiável a cativa e torna-se seu grande amor. Dessa união surgem três filhos incomuns, criaturas que muitos considerariam abomináveis e dignas de pena, mas que ainda assim representarão um papel crucial no Ragnarok, o fim do mundo como era conhecido, para desespero da bruxa.
O destino dela e de seus descendentes é inexorável. Por mais que tente escapar das garras de sua visão terrível, composta por um desfecho angustiante, ela não terá outra escolha senão decidir como trilhar esse caminho sofrido e tortuoso para tentar salvar aqueles que ama.
Rico em mitologia nórdica, esse livro traz um reconto belíssimo de uma jornada poderosa e repleta de magia, com personagens cativantes e inesquecíveis, que vão roubar seu coração.
Dona de uma escrita épica, a autora conseguiu trazer uma protagonista com uma força de espírito ímpar, que me conquistou logo de cara. Outro detalhe é que a ambientação dessa trama é extremamente bem feita, dando a sensação de estarmos vivendo a história ao lado de Angrboda. Sabe aquelas leituras que mais parecem um filme, tamanha a imersão da narrativa? Pois essa foi a sensação que tive durante toda a jornada da protagonista, que teve o ritmo certo entre aventura e calmaria.
Figuras e elementos importante já conhecidos dos leitores aparecem nesse livro, como, por exemplo, Thor, o Deus do Trovão, e a Yggdrasil, a árvore da vida que traz o equilíbrio para os nove mundos, dentre outros termos íntimos dos fãs de mitologia nórdica. Além do mais, temos um personagem que divide sentimentos: Loki. É simplesmente impossível ter uma opinião definida sobre ele. Falo por mim mesma, que oscilei entre amor e ódio, dependendo das decisões tomadas ao longo da história. Mas, já posso adiantar que lealdade não é muito o seu forte.
Além disso, fiquei completamente presa na leitura do início ao fim e não queria me desvincular dessa bruxa perspicaz de jeito nenhum. É um daqueles livros que merecem mais atenção e que tem tudo para ser um grande hype, pois a jornada de Angrboda é belíssima, com escolhas difíceis e muitos momentos decisivos, que transbordam a emoção dessa protagonista, detentora de uma sina horrível: saber o que ainda não aconteceu, algo que pode ser visto como uma grande dádiva ou uma terrível maldição e que a assombra em diversos momentos da vida.
Antes de terminar essa indicação de leitura, ainda preciso acrescentar que o enredo toma contornos imprevisíveis, que você nem imagina, ou seja, esteja preparado para tudo e fique atento aos detalhes sutis dessa narrativa. Você também é livre para criar expectativas, pois eu fiz isso e fui feliz do início ao fim. Portanto, só peço que não deixe de conhecer essa história cheia de reviravoltas inesperadas, ainda que você não seja um fã de fantasia, pois é certo que essa leitura vai ficar marcada, de forma indelével, em todos aqueles que a realizarem.
- The Witch's Heart
- Autor: Genevieve Gornichec
- Tradução: Fernanda Castro
- Ano: 2022
- Editora: Darkside Books
- Páginas: 336
- Amazon