Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância (…).
Esse é o plot inicial dessa leitura, mas muito mais que isso, imagina achar um livro, uma porta, uma pintura e um mistério. Nem sempre nessa ordem, mas com a premissa de algo marcante. O Mar Sem Estrelas, de Erin Morgenstern, nos apresenta isso e mais.
Digno de notas do início ao fim, a narrativa Erin Morgenstern, mesma autora de O Circo da Noite, lançado originalmente por aqui em 2011 pela Intrínseca e relançado agora pela Morro Branco, nos leva a conhecer não apenas a história de Zachary Ezra Rawlins, mas também muitas outras parábolas, romances e poemas. Complexo e intrincado, o livro narra de forma poética desde grandes acontecimentos ao mínimo, como um pequeno universo onde cada porta te leva a outro mundo e também uma vasta biblioteca onde não se sabe ainda o fim.
Seus personagens são cativantes e a história apresenta singularidades que os cercam e muitas coisas a serem mostradas ao leitor, você e eu. E para cada mente um significado.
“Significado. Mas quem decide o que é significado? O Leitor. O jogador. O público. É isso que você traz ao produto. Mesmo se não fizer as escolhas ao longo do caminho, decide o que aquilo significa para você.”
No Mar Sem Estrelas a única coisa clara é: não saber o que esperar, seja navegando nas misteriosas águas, seja inebriando-se com a sensação de ser parte, ou, como pode ser o caso, descobrindo que talvez um livro possa ter respostas sobre sua vida, seu passado… e quem sabe uma semente sobre seu futuro.
Sabendo nesse contexto envolvendo Zachary Ezra você pensaria, e se fosse com você? Qual significado você daria a isso? Buscaria respostas em meio às histórias do livro ou deixaria-o parado, submerso nas águas de um mar sem o brilho do conhecimento? Mergulhe, desvende e navegue nesse mar.
“É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte de sua própria história, porque são. É gostoso finalmente ter alguém que leu histórias que conheço tão intimamente.”
O Mar Sem Estrelas foi lançado em 2021 pela editora Morro Branco. E é importante salientar que este livro contém parábolas; histórias de amor; personagens confusos e apaixonantes; finais: tristes, felizes e recomeços. E claro, uma boa dose de magia. Todo livro o tem.
- The Starless Sea
- Autor: Erin Morgenstern
- Tradução: Isadora Prospero
- Ano: 2021
- Editora: Morro Branco
- Páginas: 544
- Amazon