Espada e Feitiçaria é um subgênero da fantasia, que tem em suas tramas heróis envolvidos em conflitos violentos e toque de magia e sobrenatural. Robert E. Howard, criador de Conan, O Bárbaro é referência quando o assunto é esse tipo de história. Contudo, vários autores têm personagens que viraram um marco quando pensamos em bárbaros. Alfredo Alcala, artista filipino, é o responsável pela criação do bárbaro Vóltar, em 1963.

Inspirado em “grupos étnicos do passado da humanidade, incluindo hunos, mariares e outros tantos”, Alcala escreveu 45 pequenos episódios, de cinco ou seis páginas, envolvendo o herói. Vóltar é um ótimo guerreiro, cheio de habilidades e sempre disposto a enfrentar os perigos que surgem. As histórias apresentadas aqui foram publicadas na década de 70. Aqui nessa realidade há vários tipos de monstros para serem combatidos. Aqui, vamos ver histórias fechadas, mas que relatam a vida desse personagem. 

Quando eu li as primeiras histórias envolvendo o gênero, eu não conseguia formar uma opinião sobre elas. Mas agora, depois de ter passado por algumas narrativas, eu consigo compreender as características do gênero e assim consigo gostar das tramas. Vóltar passa pelos clichês do gênero como um bom bárbaro. Eu acho que ele passa por tudo com muita facilidade, mas isso não me incomoda no geral. Tudo meio que gira em torno de buscar vingança e libertar o povo do mal que assola o mundo. 

A arte de Alcala é impressionante. Em preto e branco, ele constrói cada detalhe com muita maestria. Eu fiquei bem impressionada com como a técnica do ilustrador deixou as imagens com vida. Parece ser muito trabalhoso desenhar cada quadro, seja ele grande ou pequeno. Para ajudar a compreender mais o processo de criação, há uma biografia do autor e uma galeria de imagens colorida, que achei belíssimas. Eu gostei muito que pude conhecer mais do trabalho do autor. Aqui nessa edição também há algumas histórias de Condor, um aventureiro; histórias do navio de guerra Graf Spee; e outras histórias mais curtas.

Essa graphic novel é um prato cheio para quem gosta do gênero de espada e feitiçaria. Também acho que é uma ribeira leitura de quadrinho desse gênero.  Já me sinto mais conhecedora desse mundo e a cada dia que passa gosto mais dessa mistura de barbarismo e feitiçaria.

Avaliação: 3 de 5.

  • Vóltar
  • Autor: Alfredo Alcala
  • Tradução: Jeremias Giacomo
  • Ano: 2021
  • Editora: Pipoca e Nanquim
  • Páginas: 276
  • Amazon

rela
ciona
dos