A Escuridão de Kyoshi é o livro que finaliza a duologia de romances publicada pela Planeta de Livros sobre a Avatar Kyoshi, personagem do universo das séries animadas Avatar: a Lenda de Aang e Avatar: a Lenda de Korra.
Este conjunto de livros trata de uma das encarnações predecessoras de Aang, a Avatar da terra Kyoshi. No primeiro livro da série acompanhamos Kyoshi descobrindo ser o Avatar, aquela pessoa que consegue dominar todos os elementos (água, terra, fogo e ar), sendo uma ponte entre o mundo físico e o espiritual. A protagonista precisa lidar com todas as consequências desta descoberta, que não acabam ao final do primeiro livro.
A narrativa desta segunda história começa pouco depois dos acontecimentos finais do primeiro volume. Kyoshi recebe um convite para visitar a Nação do Fogo durante o festival em homenagem ao antigo Avatar Szeto, situação na qual o próprio Lorde do Fogo Zoryu pedirá sua ajuda com um assunto de importância nacional. Envolvida em intrigas políticas que ameaçam destruir a Nação do Fogo com uma Guerra Civil, Kyoshi se vê pessoalmente confrontada pelo seu passado de diversas formas.
Acompanhamos então o desenvolvimento de uma trama política cheia de nuances, onde todos escondem suas verdadeiras intenções e nada é exatamente o que parece. O desenvolvimento da personagem se dá em meio a essa situação: tendo ganhado repentinamente uma posição de grande poder, Kyoshi precisa tomar decisões constantes para lidar com situações de vida e morte.
Assim, este livro levanta importantes questionamentos políticos e éticos que perseguem a humanidade desde seus primórdios, tais como: os meios justificam os fins? É correto utilizar a violência para responder a situações de violência? Acompanhamos tais reflexões através dos comportamentos e indagações da protagonista, que também possibilitam entender como ela é emocionalmente impactada pela necessidade de tomar decisões tão centrais para a vida de tantas pessoas.
Vale dizer que apesar de ter gostado muito dos autores terem trabalhado dificuldades emocionais vividas pela personagem, achei que esses aspectos foram apresentados de forma rápida demais no início do livro. Acredito que seria interessante termos mais detalhes para entender como a personagem se sentia, e que fosse possível se debruçar sobre esse aspecto da história com um pouco mais de calma no começo da obra.
“A Escuridão de Kyoshi” também apresenta reflexões interessantes sobre como somos afetados pelo passado, tanto pelas consequências das ações que tomamos quanto pelo ressentimento que guardamos. Todos esses temas anteriormente mencionados dão continuidade àqueles trazidos no primeiro volume da série. Este fato, somado a continuidade no estilo, tom e velocidade da narrativa fazem com que eu acredite que A Escuridão de Kyoshi é um excelente segundo volume, e que ambos os livros, juntos, formam uma unidade coesa.
A Ascensão de Kyoshi e A Escuridão de Kyoshi, em minha opinião, encaixam-se perfeitamente no universo criado pelas séries animadas. Primeiramente, porque são fiéis à história e mitologia criadas nelas. Em segundo lugar, porque tanto os livros quanto as séries têm narrativas fáceis de acompanhar, fazendo jus ao fato de que se dirigem ao público jovem adulto. Apesar disso, possuem nuances filosóficas sobre as quais podemos nos debruçar e refletir caso tenhamos interesse. Recomendo inclusive que sejam mídias complementares, ou seja, que quem assiste a série leia estes livros para informações adicionais, e vice-versa.
CONFIRA AVATAR: A LENDA DE AANG: AS AVENTURAS PERDIDAS
É importante apontar que aqueles que procurarem grandes cenas de ação e violência, ou temáticas mais adultas, não encontrarão nessa história, até pelo público para o qual ela se destina. Assim, recomendo essa duologia para aquelas pessoas que gostam de acompanhar histórias de fantasia destinadas ao público jovem adulto, com linguagem fluída, conflitos inteligentes e que abordam de maneira acessível temáticas sociais, filosóficas e psicológicas.
- The Shadow of Kyoshi
- Autor: F.C. Yee e Michael Dante DiMartino
- Tradução: Paloma Blanca Alves Barbieri
- Ano: 2022
- Editora: Planeta do Brasil
- Páginas: 304
- Amazon