Recentemente a Intrínseca publicou a história em quadrinhos A Lenda de Korra: Guerra Territorial, com roteiro escrito por Michael Dante DiMartino, um dos criadores de “Avatar, a Lenda de Aang” e “Avatar, a Lenda de Korra”.

A narrativa começa exatamente do ponto onde a série animada sobre Korra encerrou, o que faz com que seja difícil descrever do que se trata sem dar spoilers para aqueles que ainda não terminaram de assistir a animação. Creio que posso apenas dizer que nesta história acompanhamos o desenvolvimento de um relacionamento amoroso envolvendo a protagonista Korra, enquanto ela precisa salvar a Cidade República de uma ameaça envolvendo um perigoso líder de gangue que vai se tornando crescentemente mais poderoso e forte.

No pano de fundo temos as eleições presidenciais que irão ocorrer na cidade, e que irão alterar como as figuras de poder lidam com essa ameaça.

Até o momento, essa foi a minha HQ preferida de todas as que já li que se passam no universo de Avatar. A razão disso encontra-se no fato dela não ser um compilado de pequenas cenas que se passam nesse universo, e sim uma história completamente desenvolvida e essencial para os personagens principais de “A Lenda de Korra”.

Acompanhamos o desenrolar de questões que tinham ficado em aberto no final da série animada de tal forma que fiquei com a sensação de que estava lendo uma versão em HQ do que poderia facilmente ser uma quinta temporada da série. Neste aspecto, fica evidente o envolvimento de Michael Dante DiMartino, mantendo perfeitamente a qualidade do roteiro presente na animação.

As ilustrações de Irene Koh e as cores de Killian Ng não ficam para trás, ao mesmo tempo em que mantém o estilo da série original. Há um interessante apêndice ao final da edição no qual é possível apreender um pouco do trabalho dessas artistas, principalmente no desenvolvimento dos personagens que aparecem pela primeira vez nesta história. 

A introdução de Michael Dante DiMartino também é interessante, por contar sobre sua intenção de aprofundar a história das pessoas LGBTQIA+ no universo Avatar. Apesar de apenas lançar as bases iniciais para isso, fiquei feliz que esse quadrinho deu espaço para algo que não chegou a ser abordado claramente na animação. 

Confira mais história de Avatar, a Lenda de Aang

A única ressalva que faço sobre essa narrativa é que gostaria que a  história pregressa do vilão, antes dele se tornar líder de gangue, tivesse sido mais desenvolvida. Isso seria importante para entender melhor suas motivações e dar maior complexidade e tridimensionalidade para o personagem.

Acredito que a reação dos leitores a este quadrinho será parecida com a reação a série. São complementos perfeitos, e se você gostou de um, são grandes as chances de que irá gostar do outro, e, por isso, recomendo fortemente esta HQ para todo mundo que gostou de “Avatar: a Lenda de Korra”.

Avaliação: 5 de 5.

  • The legend of Korra: turf wars
  • Autor: Michael Dante DiMartino
  • Tradução: Ulisses Teixeira
  • Ano: 2023
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 240
  • Amazon

rela
ciona
dos