Livro da Noite – Holly Black

06 ago, 2023 Por Carol Marçal

Se você vivesse num mundo onde as sombras podem ser controladas bem mais que pela exposição de luz? Se você tivesse o dom de se separar da sua sombra para que ela fizesse aquilo que, ou você não pode ou não quer… Se esse mundo fosse tão seguro para você quanto andar na corda bamba acima de um penhasco, você iria? 

Esse é o mundo de Charlie Hall, ou para os nem tão íntimos, Charlatona. Uma ladra de estirpe bem duvidosa, mas que sempre consegue aquilo que quer, ou o que precisa para sobreviver e manter a irmã sem certa segurança. 

Esperta e cheia de artimanhas desde pequena, Charlie aprendeu que o mundo, da magia ou não, é sempre um lugar arriscado para uma garotinha. Com uma mãe que acredita em qualquer sinal do além, uma irmã que lê a sorte em cartas e um namorado misterioso, Charlie mantém segredo de boa parte de seu emprego, ao menos até que realmente precisa envolver alguns deles em sua mais nova aventura: um roubo que tem chances de dar muito errado, trazendo à tona partes de um passado que ela havia ignorado por anos. 

“Sempre houvera algo de errado com Charlie Hall. Mau-caráter, desde o dia em que nasceu. Nunca havia se deparado com uma má escolha na qual não tenha estado disposta a se jogar de cabeça. Tinha dedos feitos para bater carteiras, uma língua pronta para contar mentiras e um caroço de cereja ressecado no lugar do coração.” 

Mas afinal, o que esperar dessa leitura —  que convenhamos, não tem a melhor recepção por quem já leu. O livro tem seus altos e baixos, uma narrativa em partes envolvente, mas não chega perto da Holly Black que já conheci na trilogia do O Povo do Ar.

Livro da Noite possui muitas partes poderiam facilmente ser retiradas da história que, no decorrer da leitura e na amarração final, sequer faria falta. Subplots ignorados que poderiam nos mostrar muito mais desse novo mundo de sombras mágicas, e claro, para quem gosta de torcer pelo azarão, teria muito mais potencial para segurar o leitor até o fim.

Esse é o tipo de livro com um enredo com chances de um desenvolvimento absurdo, mas que foi ignorado e colocado a panos quentes para abafar uma fantasia com vertentes para muito mais coisas. Afinal, quem não ficaria curioso com as sombras que podem ser modificadas e incutidas de vontades próprias, precisando depois se aterem aos pés de seus donos, tal qual Peter Pan e sua sombra (que era mais interessante que o dono).

Apesar de ser uma leitura tecnicamente rápida, Livro da Noite não nos apresenta personagens com muito aprofundamento, ou carisma. Há uma imersão em vários personagens, nenhum ao ponto de, de fato nos cativar, nenhum com um desejo realmente latente e importante. No fim, infelizmente é uma história onde remamos para não sair do lugar. Lenta em muitas cenas desnecessárias e corrida no final que poderia nos explicar melhor e envolver. 

De qualquer forma, alguns pontos salvam parcialmente a leitura para mim, me deixando na breve e vã esperança de que o próximo livro tenha uma guinada na história, e o motivo para tal é: Vince, namorado da nossa protagonista. 

Ademais, nada que durante ou após a leitura traga aquela gostosa sensação de mergulhar e se conectar com a história. Mas ainda indicaria para quem tem pouca bagagem em fantasia, ou quer algo leve para ler entre livros mais densos. Não espere nada para explodir a mente, mas se é essa sua vontade e expectativa, talvez o livro funcione para você.

Avaliação: 2 de 5.

  • Book of Night
  • Autor: Holly Black
  • Tradução: Marcela Filizola
  • Ano: 2022
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 364
  • Amazon

rela
ciona
dos