O Mundo Superior é uma das obras de ficção científica destinadas ao público adolescente lançadas no Brasil neste ano de 2023 pela Alt.
Narrada a partir de dois pontos de vista diferentes, acompanhamos a história de Esso, um adolescente que vive na cidade de Londres, em um contexto de disputas de território entre gangues diferentes. Esso, após um acidente, passa a ter vislumbres do que parecem ser acontecimentos futuros. Se eles realmente ocorrerem, a vida de seus amigos mais próximos, assim como a dele mesmo, está ameaçada. A salvação parece estar nas mãos de Rhia, uma adolescente órfã que deseja descobrir mais sobre o próprio passado e, principalmente, sobre sua mãe, de quem tem como recordação apenas uma fotografia. O único problema é que Rhia está quinze anos a frente de Esso, no futuro.
Escrita por Femi Fadugba, mestre em física quântica pela Universidade de Oxford, esta narrativa utiliza física desenvolvida a partir de Albert Einstein para discutir uma das questões mais caras à humanidade: o tempo. Quantos de nós não desejaram, em algum momento de nossas vidas, poder alterar o passado em seus aspectos mais marcantemente tristes?
O Mundo Superior não só mergulha nessa vontade, falando do passado que desejaríamos poder alterar, mas também explora o futuro, apontando como por vezes ele parece pré-determinado, principalmente para pessoas que tem sua história de vida marcada por violência e opressão. Assim, como mudar esse futuro que o contexto social diz que alguém está fadado a ter é uma pergunta importantíssima que esse livro explora.
Este é um tema que muito me interessa, particularmente, e aqui está minha única ressalva a esta obra: gostaria que os aspectos sociais envolvidos nesta questão tivessem sido explicitados com um pouco mais de ênfase.
Não é apenas de reflexões sobre a humanidade que é feito este livro, no entanto. A narrativa é muito bem conduzida para deixar o leitor tenso e ansioso para descobrir se Esso e Rhia serão bem sucedidos em suas jornadas. O aspecto científico também é muito bem trabalhado. Femi Fadugba, além de ser mestre em física quântica, também foi tutor de ciências, o que trouxe para este livro explicações científicas verdadeiras, bem fundamentadas e expostas de forma acessível, principalmente através do uso de exemplos e esquemas.
Em resumo, acredito que qualquer fã de ficção científica bem fundamentada, e que fale de questões psicológicas e sociais a partir da ciência, tem boas chances de gostar desse livro. Indico especialmente para o público adolescente, pois acredito que seja uma obra com o potencial de cativar o leitor, interessando-o tanto em literatura quanto em ciências. Quem sabe quantas novas possibilidades de futuro poderão se abrir a partir desta leitura?
- The Upper World
- Autor: Femi Fadugba
- Tradução: Petê Rissatti
- Ano: 2023
- Editora: Alt
- Páginas: 376
- Amazon