Depois de virar uma das melhores esteticistas da Casa da Beleza, um luxuoso salão que atende a elite de Bogotá, Karen atinge uma posição de requisitada dentro do salão. Suas ricas clientes aproveitam esses momentos com Karen para desabafar e contar as mais diversas situações e revelar muitos segredos. Há confidências sobre pessoas importantes de Bogotá.
Karen vai ser uma das últimas pessoas a falar com uma jovem de 16 anos, que foi fazer depilação no salão. A jovem aparece morta no dia seguinte, e Karen vai ser uma peça importante na investigação. Assim, ela vai estar interligada a uma trama de mistério, que envolve corrupção do governo colombiano e o envolvimento com o narcotráfico local.
A escritora colombiana Melba Escobar explora nessa trama questões pertinentes de seu país. Como uma espécie de denúncia, ela mostra como a corrupção, a cultura do dinheiro fácil, as drogas, a prostituição e a injustiça fazem parte da realidade da Colombia. Só há um fator negativo: por ser um livro curto, a autora não explora esses elementos com profundidade. Há um momento, inclusive, que tem tantas coisas acontecendo com a protagonista que eu me senti perdida.
“Eu vejo o medo como se fosse uma mancha escura no seu olhar. Você carrega o medo.”
Karen é uma mulher preta e pobre que vai precisar lutar muito na vida. Ela fez muitas escolhas que a levaram até ali, inclusive ficando longe de seu filho. Através dela, a autora vai abordar o papel da mulher, pois além da desigualdade social, há as diferenças de gênero tão latentes em Bogotá. Além disso, vamos ver que o modo como Karen resolve seguir com suas decisões aqui, vai ser crucial para seu final. A autora aproveita para discutir como a mulher negra passa por um momento de transformação de seus cabelos, alisando eles, para ser “aceita” por essa sociedade.
A autora amplia mais a visão dos acontecimentos através da visão de outra personagem, Claire, uma das clientes do salão. Além dela, outros personagens ganham sua narração. Assim, vamos compreendendo um pouco mais os acontecimentos e os comportamentos de Karen. Os capítulos são bem curtos e a leitura muito fluida. A trama é bem interessante e, em vários momentos, me gerou revolta pelo que estava acontecendo com Karen. A história segue alguns caminhos óbvios, não há um grande mistério, mas o final é agridoce e dolorido.
A Casa da Beleza é um livro focado nos dramas de uma personagem que precisa lidar com injustiças. Sendo assim, pensando numa situação real na qual os mais poderosos comandam, o final não é como desejamos, mas é bem próximo da realidade. Sabemos que na vida real quem tem dinheiro e quem não tem é tratado de formas distintas na hora que a justiça deve ser feita.
- La casa de la belleza
- Autor: Melba Escobar
- Tradução: Denise Schittine
- Ano: 2024
- Editora: Globo Livros
- Páginas: 224
- Amazon