Depois das Brasas carrega um incomodo, ao mesmo tempo em que você não sabe exatamente o que te atingiu. Pode até soar confuso, mas para mim, isso se deu na forma como a história está estruturada, existem informações que não recebemos com antecedência, e acabamos “julgando”, “criticando” a escolha da autora – não vou entrar em detalhes, devido a spoilers, mas lendo você vai entender. E quando vêm a resposta, você entende, mas o desconforto já foi plantado, e você fica remoendo se realmente precisava ter sido daquele jeito, ao mesmo tempo em que quer abraçar a autora e dizer o quanto ela foi genial.

“Não havia um manual de comportamento em uma situação de catástrofe. O desespero não vem com cortesia ou com bondade. Ainda assim, não deveria ter vindo com tanta culpa.”

Eason e Jessica estão enfrentando problemas em seu casamento, principalmente financeiros e isso tem gerado diversas discussões. Eason é músico, ainda sem sucesso, sonhando em gravar suas canções e conseguir decolar em sua carreira, e Jessica teme que isso nunca aconteça, e que lhes falte o sustento em casa, ainda mais depois do nascimento de sua filhinha Luna.

Bree é a melhor amiga de Jessica, e detesta a escolha de marido da amiga, acredita de verdade que ela poderia encontrar alguém melhor, mais responsável e bem-sucedido, assim como seu marido Rob. Rob que é melhor amigo de Eason, que sempre o defende e segue acreditando inabalavelmente em seu amigo. O contraste no relacionamento dos dois casais é gritante, no estilo de vida, na maneira como se relacionam como parceiros, entretanto, em um ponto eles combinam, no amor por seus filhos.

Precisando de um descanso, uma noite de respiro, para ser leve e divertida, o casal de amigos combinam uma noite de jogos, eles se reúnem na casa do Eason e da Jessica, tudo parecia estar caminhando relativamente bem, até que uma explosão causada por um vazamento de gás, acaba com a noite deles. Fogo, fumaça, destroços espalhados, uma tragédia. Eason consegue acordar, ainda que desnorteado, busca pela esposa em meio a todo o caos, grato por sua filha e os filhos dos seus amigos não estarem na casa naquela noite. Tateando, e ainda confuso, ele encontra sua esposa, consegue sair com ela para o lado de fora, na esperança de voltar e resgatar os demais, quando chega lá, sem toda a fumaça e a confusão da explosão se dá conta de que a mulher em seus braços não é Jessica e sim Bree. Desesperado, tenta retornar para a casa, entretanto uma segunda explosão acaba de vez com a sua esperança de encontrar Jessica e Rob com vida.

Você já escutou a frase: O mundo não para, para que você conserte as coisas e cure seu coração?. É exatamente isto que temos aqui. Bree e Eason, sobreviveram a um incêndio, mas estão se afogando com as profundas cicatrizes emocionais. Culpa, raiva, temor, saudade, luto, tudo se mistura em um misto de emoções que tentam os engolir. O incêndio levou mais do que apenas a casa, e os bens materiais de Eason, levou um pedaço dele, assim como de Bree e mesmo com todas as diferenças que possuem, o quanto um se sente desconfortável na presença do outro, eles ainda são os únicos que entendem verdadeiramente o que estão sentindo. É como se a dor, o terror daquele dia os unisse. E eles também possuem os filhos que precisam de estabilidade e cuidados, precisam ser fortes, mesmo que não exista mais força.

“— Mas posso dizer que sempre estarei aqui pra você de todas as maneiras que precisar. Serei seu melhor amigo. Seu maior fã. O homem que te deixa louco de maneiras boas e ruins. Não importa como você precisa de mim ou mesmo se você precisa de mim. Eu ainda estarei aqui, me considerando o homem mais sortudo do planeta enquanto vivermos esta vida juntos…”

Depois das Brasas, é um livro interessante, ele mescla drama, romance, suspense, luto, tudo em um enredo curto, intenso, com uma jornada de superação, amor e redenção após um trágico incêndio mudar completamente a vida dos protagonistas. Eeason e Bree se encontram em meio às cinzas de suas vidas destruídas, e precisam buscar um novo começo. Eason pai de uma bebê, que necessita da sua atenção, mas que também trabalhar e correr atrás do sustento, encontrar uma nova casa, enquanto lida com o luto e carrega a culpa por não ter salvado Jessica.

Bree que tinha Rob como centro de sua vida, precisa retornar para a empresa, assumir a liderança, e cuidar dos filhos. Tudo é muito e é em meio a tudo isso, que de maneira mais inesperada e improvável, que essas duas almas marcadas pelo fogo, se veem unindo forças, estabelecendo uma rotina, desenvolvendo uma amizade, uma conexão intensa e enérgica, desafiando-os a enfrentar seus medos mais profundos e a se abrir para o amor que cresce entre eles. Ainda que esse sentimento intruso pareça errado, e proibido, porém forte e poderoso o suficiente para superar os mais diversos obstáculos. Principalmente, quando o passado e reviravoltas assustadoras vem à tona, os deixando sem chão e nós leitores chocados demais até para reagir.

Depois das Brasas, é mais do que apenas uma história de romance; é uma jornada de cura, perdão, e recomeço que irá cativar e emocionar os leitores do início ao fim. E ainda tem todo um suspense, uma reviravolta inesperada que abala completamente os personagens e quem está lendo. Com personagens complexos e cativantes, cenários vívidos e um enredo repleto de reviravoltas emocionantes, este livro é uma leitura que mesmo “incômoda” em alguns momentos e não sendo perfeita, é sim uma ótima experiencia de leitura.

  • From the Embers
  • Autor: Aly Martinez
  • Tradução: Steffany Dias
  • Ano: 2023
  • Editora: Paralela
  • Páginas: 256
  • Amazon

rela
ciona
dos