Um dia claro de inverno, uma criança brincando na rua e uma misteriosa loja de bonecos. Rodrigo Blaas não precisou de muito mais que isso para construir um curta de animação que, embora não possua os dois pés firmemente plantados no horror, sabiamente utiliza algumas das principais características de histórias sobrenaturais – no âmbito técnico do que essas palavras significam em níveis de narrativa, sem deixar espaço para conjeturas de que o que vimos talvez não tenha acontecido da maneira como foi apresentado. E isso diz muito sobre sua breve história, bem como sobre as extrapolações e interpretações de espectadores que, talvez, forcem no texto coisas que nele não existem.

Uma criança corre e se diverte pelas ruas da cidade, escreve seu nome no muro e, ao se voltar para trás, encontra um boneco peculiarmente similar à sua aparência… até mesmo suas roupas são iguais! Como toda criança curiosamente vibrante de vida, ela encontra meios de se aproximar e tocar no boneco buscando, talvez, brincar ou descobrir como pôde ser fabricado com as exatas características de sua existência, reconhecendo até mesmo a roupa que usava naquele exato dia.

Uma pena que, embora a aparência normal do boneco e da loja misteriosa em que se encontram, apesar da iluminação e coloração agradáveis, tudo sutilmente indique o perigo da brincadeira e clame para que a criança retorne para a segurança da rua.

Qual criança não sentiu, ao menos uma vez, medo de seus bonecos? Qual criança não os imaginou observando seu sono, movimentando seus olhos inanimados enquanto a vida pulsava para além das prateleiras e gavetas do quarto? Qual criança não imaginou como seria a vida caso estivesse presa na pele de plástico de um boneco? Qual criança não deixou sua curiosidade comandar seus sentidos para além do que a razão, a voz de seus pais ou a intuição considerasse seguro avançar? De certo modo, é sobre isso que Alma trata. Uma sucessão de ações particularmente inofensivas que direcionam para um perigo verdadeiramente real… ou talvez trate-se de um sutil e disfarçado alerta social. Quem poderia saber? Apenas a bagagem, leitura, extrapolações e interpretações de cada espectador acerca do texto poderá dizer… ou seus bonecos.


O espanhol Rodrigo Blaas produziu este curta-metragem de animação assim que saiu da Pixar. Lançado em 2009, a inocente história ganhou diversos prêmios. Em 2010, a DreamWorks Animation revelou que estava desenvolvendo um projeto relacionado ao curta, com Rodrigo na direção e Guillerme del Toro na produção executiva.

  • Alma
  • Lançamento: 2009
  • Criado por: Rodrigo Blaas
  • Com: -
  • Gênero: Animação, Mistério
  • Direção: Rodrigo Blaas

rela
ciona
dos