Tribunal das Sombras é o segundo volume da série Casa das Fúrias, da autora Madeleine Roux. O primeiro livro se chama A Casa das Fúrias e o terceiro, que já foi lançado pela Plataforma 21, se chama Tumba dos Antigos.
Aqui nesse segundo livro, a protagonista volta a Casa Coldthistle depois de seis meses dos acontecimentos finais do primeiro livro. Louisa agora está aceitando seu trabalho como criada na casa, contudo tem o sonho de um dia conseguir abandonar essa realidade. Tentando se entender como uma criança trocada e aprendendo a lidar com seus poderes, Louisa terá que lidar com mais dois problemas em sua vida: um homem que diz ser seu verdadeiro pai e a tradução de um misterioso livro. Tudo isso enquanto o Sr. Morningside recebe estranhos convidados para o tribunal das sombras.
Eu fiquei muito curiosa com o rumo da história, depois do final do primeiro livro. Achei interessante como a autora coloca três situações importantes nesse livro e consegue trabalhá-los de forma profunda.
Louisa é uma menina perdida, então tem dons que ainda não conseguiu entender nem desenvolver como gostaria, contudo a chaga da carta de seu pai faz com que ela consiga desenvolver esse dom, já que ela necessita dele para ler a carta do pai. Isso também está relacionado com o pedido que Sr. Morningside faz a ela, traduzir o Diário de Bennu. Gostei muito de como a autora coloca os fragmentos do livro durante a narrativa, trazendo assim uma história paralela, mas que tem importância para o contexto dos personagens.
Você vira sozinha e terá as respostas para todas as suas perguntas e mais. Algumas respostas, desconfio eu, você desejara esquecer.
O foco sai um pouco do que acontece na casa, pois isso já foi trabalhado no primeiro livro e fica com os novos convidados que estão ali para o Tribunal das Sombras. Evento organizado para julgar o Sr. Morningside. Os convidados são peculiares e possuem um mal diferente, então a interação entre eles e os empregados deve possuir certa distância. Acho que eles trouxeram aquele ar de mistério para o livro e deixa a história com um ar mais de horror, como eu gostaria que fosse. Claro que coisas que não deveriam acontecer com a presença deles ali, vão acontecer né.
Uma das coisas mais legais nesse aqui é o fato de Louisa querer salvar seus amigos dessa realidade. A ideia dela é ir embora e levar eles com ela. Então vamos ver com isso a obstinação dela em alcançar esse objetivo. E isso fica muito bem amarrado com a trama envolvendo seu verdadeiro pai. Falando em pai, aqui neste volume vamos conhecer a origem da Louisa e o que ela realmente é como uma criança perdida, a mistura de uma humana com um ser místico.
Tribunal das Sombras vem mais forte que o primeiro volume e apresenta uma trama interessante e consistente. O final alia as duas histórias que estavam sendo trabalhadas na trama e deixa aquela sensação de curiosidade para o futuro da série.
- Court of shadows
- Autor: Madeleine Roux
- Tradução: Guilherme Miranda
- Ano: 2018
- Editora: Plataforma 21
- Páginas: 346
- Amazon