O Segredo do Oceano | Natasha Bowen

05 jan, 2023 Por Andressa Sousa

Dessa vez vamos adentrar mais na cultura africana escrita por Natasha Bowen, que é O Segredo do Oceano, lançado em 2021 pela editora Alt. 

Simidele é uma garota que foi transformada em sereia por Iemanjá, com uma missão de resgatar a alma de pessoas que perdem suas vidas em alto mar e lhes dar um fim digno. Além do fato de que consegue rever suas lembranças, quando fica em terra firme, ganha uma forma humana e acaba por resgatar um garoto que foi lançado ao mar para morrer com grilhões nos pulsos. Desacatando uma ordem direta de sua deusa Iemanjá e colocando as Mami Wata – e o seu mundo – em perigo, ela precisa pedir perdão para o seu Deus Supremo antes que o mesmo destrua tudo o que ela conhece. 

Créditos: Editora Alt

Antes de começar essa leitura, acabei fazendo uma breve pesquisa para ver o que outros leitores tinham achado dessa leitura, e me deparei com uma leitura bem 50/50, e devido a correria por conta de trabalho e uma ressaca literária onde livro nenhum me fisgava, acabei demorando pra engatar nessa leitura, mas… 

De início devo dizer que algo que me prendeu foi a curiosidade acerca da mitologia envolvendo as histórias, mitos e lendas trazidas pelos escravos ao nosso continente. O nome Iemanjá me ganhou desde o começo, a curiosidade em saber como a autora abordou a religiosidade que a envolve, sobre sua origem, seus poderes e principalmente sua aparência que, diga-se de passagem, tem sido tratada e mostrada erroneamente (a mesma é retratada inúmeras vezes em imagens e estátuas como sendo uma mulher branca, quando na verdade ela não é). 

Créditos: Editora Alt

Podemos ver que ao longo da história, Simidele e Kola (como o garoto salvo por Simidele Adekola, prefere ser chamado), são ajudados – ou não – por vários nomes de certa forma conhecidos como Xangô e um que pode estar querendo atrapalhar os planos de Simi. E mesmo assim, quando Simi cumpre a sua parte da promessa que é levá-lo de volta para sua aldeia, descobre mais problemas ao chegarem por lá. 

Esse livro segue sendo uma boa pedida para quem tem, mesmo que uma pequena curiosidade sobre a ancestralidade africana, quem são seus deuses, como eles são presentes na vida daqueles que ainda seguem essa religião.

Mesmo depois de tantos anos e sendo um mundo ”globalizado”, nosso conhecimento sobre outras mitologias/crenças além da romana/grega, e até mesmo a egípcia, são mínimos, e que o mundo é um lugar enorme e cheio de histórias maravilhosas como essa, que nos fala de amor, amizade, dever, com aquele toque fantástico, e claro, aquela pequena missão de salvar o mundo em busca daquilo que acreditamos ser o certo a fazer. 

Caso haja algum desinformado assim como eu, saiba que lá fora já temos o segundo volume dessa história, Soul of the Deep, agora se e quando vai chegar por aqui ainda não temos notícias.

  • Skin of the Sea
  • Autor: Natasha Bowen
  • Tradução: Solaine Chioro
  • Ano: 2021
  • Editora: Alt
  • Páginas: 368
  • Amazon

rela
ciona
dos