Jean-Pierre Gibrat é conhecido por seu traço realista e elegante, cuidadoso ao representar o passado e especialmente dedicado a desenhar belas mulheres, algo característico de sua obra.
Jean-Pierre Gibrat chegou no catálogo da Nemo com Mattéo: Primeiro Ciclo (1914-1919). A graphic novel chega ao Brasil em edição de luxo, seguindo os mesmos padrões da original.
A graphic novel narra a saga de “Mattéo”, um jovem de ascendência espanhola e de convicções firmes que vive na França às vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Contrário à guerra e com status de estrangeiro, Mattéo opta por não se alistar, uma decisão que o coloca em um caminho repleto de desafios pessoais e de conflitos ideológicos.
Em Mattéo, é possível se encantar com a paisagem de Collioure, terra natal do protagonista; vivenciar de perto os terrores das trincheiras da Primeira Guerra; ou mesmo sentir a atmosfera efervescente de São Petersburgo, quando a Revolução Russa eclodia.
O primeiro ciclo da história reúne os dois primeiros volumes, que exploram as repercussões da escolha de Mattéo. Na edição, há 20 páginas totalmente inéditas que irão prepará-los para a continuação dessa história!
Por esta obra, Gibrat recebeu o troféu de Melhor Artista no Festival de Angoulême, foi indicado ao Prêmio Eisner e ao Prêmio Harvey de Melhor Quadrinho Europeu.
Uma história belíssima, magistralmente narrada e ilustrada por um mestre da nona arte, que merece constar na coleção de todo leitor de quadrinhos.
youtube.com/estantediagonal