Foi autora, dramaturga, biógrafa e escritora de literatura de viagens, mas ficou mais conhecida por seu romance gótico, Frankenstein: ou O Moderno Prometeu (1818).
A ideia de escrever Frankenstein surgiu de uma brincadeira. Ela, o marido, Lord Byron e Polidori deveriam escrever a melhor história de terror. Só ela e Polidori conseguiram.
Muitos confundem, mas Frankenstein é o sobrenome de Victor Frankenstein, protagonista do livro. A criatura do livro, não possui nome e é chamado por várias nomenclaturas.
Assim como a noiva do Frankenstein, que também não existe. Pelo menos, não no livro. A personagem é uma invenção do filme de 1935, que leva o nome de A Noiva de Frankenstein.
O nome "Frankenstein" veio desse castelo na Alemanha, visitado pela autora. Acredita-se que o local a inspirou devido a estadia de um alquimista que realizou experiências de anatomia no local.
Durante muitos anos, acreditou-se que o verdadeiro autor do clássico fosse Percy Shelley, marido de Mary. Porém ele apenas editou e escreveu o prefácio da obra.
Frankenstein já foi adaptado diversas vezes ao longo dos anos. Em 2017 foi lançado o filme "Mary Shelley" que retrata toda a vida da criadora desse clássico.